O que é Hipertexto?
Sem nos deixarmos seduzir pela utopia tecnológica poderíamos enumerar algumas das vantagens do uso do hipertexto, quando cuidadosamente planejado:
sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse.
Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
O Hipertexo é um meio de estruturar um texto de modo que diferentes níveis de detalhes possam se acessados de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo é que este conceito seja o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação entre textos, que pode conter um gráfico, um filme ou até diferentes sons. O hipertexto possibilita a escolha do caminho a ser seguido pelo usuário, agregando recursos como sons, imagens e animação fazendo com que a consulta torne-se mais atraente e interessante para se fazer uma pesquisa