segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LEITURA E INFORMAÇÃO PARA TODOSO projeto "Jornal Mural – Leitura e informação para todos", é um trabalho específico em textos jornalísticos, que além de ampliar o universo dos alunos, e proporcionar leituras críticas, informará à comunidade escolar sobre acontecimentos do mundo, da cidade e do bairro.A proposta deste projeto é levar o jornal para a sala de aula, pois nem todos os alunos têm acesso a ele ou intimidade com esse meio de comunicação, já que no tempo em que vivemos no meio de tanta interatividade via telefone celular e internet, é necessário fazer com que os alunos se interajam também com a leitura de textos jornalísticos, pois os mesmos são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual.O Jornal Mural desenvolveu um processo de leitura e escrita na sala de aula de uma forma agradável e interativa, pois é necessário estar dentro de um contexto que remeta o aluno a ter prazer em ler e escrever. O método proporcionou aos alunos o desenvolvimento de opinião própria, a criatividade, melhor interação no grupo, e principalmente o interesse em se interar das notícias jornalísticas do Brasil e do mundo.
Levamos os alunos ao laboratório de Informática, para pesquisar e os alunos ficaram surpresos com tanta diversidade de textos jornalísticos na internet.
Esta ferramenta muito tem auxiliado neste Projeto, promovendo uma aula criativa e dinâmica contribuindo muito no processo ensino-aprendizagem.
Observando os trabalhos relacionados a este projeto percebemos grande envolvimento dos alunos Foi impressionante ver a capacidade de pensar, a motivação em pesquisar e acessar os sites.Neste projeto o professor fez uso de diversos textos jornalísticos retirados de pesquisas feitas em livros, revistas,internet e diários destinados não só a estudantes e professores, mas também a todas as pessoas interessadas em conhecimento jornalístico. Essa pesquisa nos ajudou na análise reflexiva sobre a prática de leitura, pois a leitura é um objeto de ensino, e para que seja um objeto de aprendizagem, é preciso que tenha sentido para o aluno. Na escola os alunos têm a chance de interagirem significativamente com uma variedade de textos do mundo, o que requer um trabalho com uma vasta diversidade textual.A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidade que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela.Se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, é preciso organizar o trabalho educativo para que os alunos experimentem e aprendam isso na escola. Os recursos tecnológicos contribuiu de forma grandiosa para o desenvolvimento das atividades propostas.

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