Unid_IV_Ativ3_Conceitos_Curriculo_TIC_dina
O currículo pode ser considerado um plano estruturado onde se encontram enunciados as principais finalidades, objetivos, conteúdos e linhas orientadoras do que se pretende ensinar.
O currículo escolar deve ser elaborado segundo uma intencionalidade pedagógica para que os objetivos do ensino possam ser alcançados.É muito importante incluir no currículo as tecnologias, pois são várias suas contribuições, pois sabemos que o uso das tecnologias possibilita mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Portanto o uso das tecnologias na escola proporciona a integração de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno.
Para desenvolver projetos escolares no âmbito do currículo, é preciso repensar a função da escola, potencializar a interdisciplinaridade, favorecendo um elo entre as diferentes áreas de conhecimento numa situação de contextualização da aprendizagem, tendo o aluno como foco principal, o projeto precisa ser bem planejado e ter clara a sua intencionalidade, oportunizando o mesmo a participar dos temas e de sua construção, de modo a propiciar ao aluno uma aprendizagem significativa.
Esse novo processo com inúmeras tecnologias diferenciadas que tornam o processo ensino aprendizagem mais dinâmico, exige um novo tipo de profissional, mais flexível e maduro. Um profissional que não apenas conheça a tecnologia, mas que seja capaz de transformar o espaço escolar modificar e inovar o processo de ensino aprendizagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário